sexta-feira, 25 de março de 2011

Escalas de temperatura: quem foram Celsius, Kelvin e Fahrenheit?

Vimos em aula que existem 3 escalas de temperatura (principais); Celsius (ºC), Fahrenheit (ºF) e Kelvin (K), em homenagem aos cientistas que proporam as escalas. Mas quem foram eles?


ANDERS CELSIUS
Anders CelsiusAnders Celsius foi um astrônomo sueco mundialmente conhecido pela sua escala termométrica. Nasceu em Uppsala, na Suécia, em 27 de Novembro de 1701.


A escala Celsius tem origem no seu artigo “Observações sobre dois graus persistentes num termómetro” de 1742. Celsius verificou durante dois anos que o descongelamento da neve ou do gelo, em locais de diferentes latitudes e com diferentes pressões atmosféricas se verificava sempre no mesmo ponto do termómetro. Usou este “ponto fixo” como referência para 100 graus. O outro “ponto fixo” escolhido foi o correspondente à ebulição da água à pressão de 755 mm de mercúrio, a que associou 0 graus. Dividiu a distância entre os dois pontos em 100 partes iguais, obtendo assim a chamada escala Celsius para medição de temperaturas. A escolha de 0 graus para a temperatura de ebulição da água evitava o uso de temperaturas negativas. Após a sua morte, os “pontos fixos” 0 e 100 foram trocados, ficando a escala como hoje a conhecemos. (Fonte: http://www.grupoescolar.com/materia/anders_celsius_(1701-1744).html)


DANIEL GABRIEL FAHRENHEIT
(1686-1736) – Físico Polonês. Nascido na cidade de Danzig (que era alemã, mas atualmente fica na Polônia e se chama Gdansk), Gabriel Daniel Fahrenheit ainda jovem, mudou-se para a Holanda, onde se tornou fabricante de instrumentos meteorológicos.

Fahrenheit criou, em 1714, o primeiro termômetro de mercúrio. Até então, utilizava-se o álcool que, por ter ponto de ebulição bastante alto, não permitia medir temperaturas muito elevadas. Utilizando-se uma mistura de álcool e água, superava-se em parte esse problema, mas a dilatação desse material não era muito uniforme, impedindo que a escala pudesse conter subdivisões muito pequenas. O mercúrio evitava todos esses problemas.As pesquisas de Fahrenheit com termômetros lhe permitiram confirmar que cada líquido apresentava. (Fonte: http://fisicomaluco.com/experimentos/gabriel-daniel-fahrenheit/)


LORD KELVIN (WILLIAN THOMSON)
Foi um matemático e físico britânico. Nasceu em 1824     e morreu em 1907.

Nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, com o nome de William Thomson.
Aos 68 anos de idade, receberia o título de nobreza de Primeiro Barão     Kelvin de Largs, pela grande importância de seu trabalho científico.
As propriedades do calor foram um dos sistemas preferidos de Kelvin. Analisou  com mais profundidades as descobertas de Jacques Charles sobre a variação de volume dos gases em função da variação da temperatura. Charles concluíra, com base em experimentos e cálculos, que  à temperatura de -273ºC todos os gases teriam volume igual a zero.  Kelvin propôs outra conclusão: não era o volume da matéria     que se anularia nessa temperatura, mas sim a energia cinética de suas     moléculas. Sugeriu então que essa temperatura deveria ser consideradas a mais baixa possível e chamou-a de zero absoluto. A partir dela, propôs     uma nova escala termométrica (que posteriormente recebeu o nome de  escala Kelvin), a qual permitiria maior simplicidade para a expressão  matemática das relações entre grandezas termodinâmicas.

Assiata o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=C7AmUsg_doc

16 comentários:

  1. Muito bem explicado.Me ajudou muito.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. hehehe meu trabalho esta pronto muito bom

    ResponderExcluir
  3. meu, tipo, que tudoo! ai bi

    ResponderExcluir
  4. vitinho dos teclados7 de maio de 2013 09:49

    meus beibleides pedroo!

    ResponderExcluir
  5. nenever say never
    nenever say never....
    I'LL NEVER SAY NEVEEEEEEEEEEEER!
    JB s2

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo,bem explicado e resumido. Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  7. É zika mému tiu. Obrigado,ajudou meu bê.

    ResponderExcluir
  8. Aff meu Justin Bieber é o ó --'
    A matéria muito bem explicada por sinal, mas os comentários ninguém merece x.x

    ResponderExcluir
  9. muitooo bom gostei bastante u.u

    ResponderExcluir
  10. loooooooooooooooooool

    ResponderExcluir
  11. e ai bruno e jhony e o douglas

    ResponderExcluir
  12. caraca muleke que dia pom o douglinhas so pa relaxa :)

    ResponderExcluir
  13. tudo viado quem ta lendo

    ResponderExcluir